domingo, 2 de janeiro de 2011

Exercícios físicos e educação

Oi pessoal hoje estava zapeando pelos sites de educação encontrei o site da Educação Adventista e acabei lendo um texto muito legal sobre a relação dos estudos e o desempenho estudantil com a pratica saudável de exercícios físicos então resolvi compartilhar com vocês, o texto foi escrito por Liliam Martins Laroca.


Quer aprender? Mexa-se!
Sempre escrevo sobre hábitos de estudo, atenção, organização, resumos, revisões... Tudo isso é realmente muito importante para a aprendizagem. Hoje, porém, vou dizer que, se quer ter sucesso, você deve abandonar os livros e cadernos.
Calma! Não abandone os livros definitivamente! No entanto, separar um pouco de seu tempo para realizar atividades físicas pode contribuir para o bom processamento da informação. Elas ativam e melhoram a percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

Segundo as pesquisas, os exercícios que causam esse efeito são os aeróbios – caminhada, corrida, natação, ciclismo. Já se sabia que, de forma simplificada, eles aumentam a capacidade do coração, do pulmão e do sistema circulatório. Com isso, uma quantidade maior de oxigênio chega aos músculos e órgãos, inclusive ao cérebro.

Mas a grande descoberta dos pesquisadores é que, além dos benefícios já mencionados, o exercício aeróbio faz o corpo liberar hormônios e neurotransmissores envolvidos na memória e aprendizagem, acelera os processos cognitivos já mencionados e ainda é considerado um fator chave para a produção de neurônios (células do sistema nervoso) nas regiões do cérebro relacionadas a essas funções. Ele também tem a capacidade de aumentar a quantidade de vasos sanguíneos no cérebro (angiogênese).

Além desses benefícios para as funções cerebrais, é comprovado o fato de que as pessoas que praticam exercícios aliviam o estresse e a ansiedade. Devido à liberação de endorfinas, o cérebro consegue uma sensação de bem-estar e, como você sabe, quando nos sentimos bem, nossa capacidade de produção melhora significativamente.



Para ter esses benefícios, basta praticar exercícios aeróbios três dias por semana, de trinta a sessenta minutos por dia. Siga as dicas para iniciar esse ótimo hábito:
  1. Comece escolhendo algo que você goste: patinação, ciclismo, natação, corrida... O mais importante é que seja uma atividade que faça você se sentir bem. Se preferir, reveze as atividades.
  2. Se você é realmente sedentário, não precisa começar exagerando. Inicie com 15 minutos por dia e vá aumentando o tempo aos poucos.
  3. A intensidade também é importante. Não force seus limites logo no começo. Treine em um ritmo que seja confortável, que não o deixe ofegante. Aos poucos, você será capaz de aumentar a velocidade das atividades.
  4. Beba água durante todo o treino. Hidratar o corpo é muito importante para que seu cérebro e seu corpo funcionem normalmente. Mantenha por perto uma garrafinha e abuse da água.
  5. Com o auxílio e a orientação de um educador físico (peça umas dicas ao professor de Educação Física da escola), aprenda a fazer exercícios para aquecer seu corpo antes de iniciar a atividade aeróbia. Quando estiver terminando, reduza o ritmo aos poucos.
Entretanto, os exercícios não devem ser praticados em excesso. O abuso da atividade física, ao invés de produzir bons resultados, causa esgotamento físico e mental, e a incapacidade de realizar as tarefas diárias normalmente.
Fica a dica: utilize a combinação estudo e exercícios, e prepare-se para comemorar as boas notas!
Referências:
Disponível em: <http://www.cerebromelhor.com.br/blog/template_permalink.asp?id=160>. Acesso em: 16 jul. 2012.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vyaestelar/atividade_fisica_cerebro.htm>. Acesso em: 16 jul. 2012.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v12n2/v12n2a11.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2012.
ANTUNES, Hanna KM; SANTOS, Ruth F; CASSILHAS, Ricardo; SANTOS, Ronaldo VT; BUENO, Orlando FA; MELLO, Marco Túlio.Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 12, n. 2, mar/abr 2006.

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