terça-feira, 26 de maio de 2015

O homem que calculava de Malba Tahan


O personagem Beremiz Samir resolve uma situação de conflito envolvendo a partilha de uma herança entre irmãos. Com base na leitura, descreva:
a) A maneira pela qual Beremiz conseguiu transformar uma negociação primal (partilha de herança com divisão desigual de bens e ânimos exaltados) em uma negociação cognitiva (aumento nos ganhos das partes e satisfação de todos os envolvidos).
b) O estilo interpessoal de negociação predominante dos três principais personagens: o narrador, Beremiz Samir e o irmão mais velho. Justifique suas escolhas.
c) Quais inteligências foram mobilizadas por Beremiz Samir na resolução do conflito. Justifique suas escolhas.
Neste fórum, após postar sua resolução, você terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista do curso. A mesma será a primeira da lista de respostas, as restantes serão as respostas dos seus colegas
Resposta A) Sem dúvidas o personagem Beremiz utilizou de conhecimentos notados em matemática para realizar os cálculos que favoreceram a partilha dos bens entre os irmãos, no caso citado o personagem de forma astuta emprega seus saberes para elucidar a questão, ao analisar o situação vemos que os três irmão se não tivessem recebido a ajuda do viajante não teriam conseguido fazer de forma justa a partilha. Situação interessante e de fato uma boa solução foi apresentada por Beremiz, ao integrar mais um camelo ao montante dos 35 já existentes então ele começa a distribuir a herança aos irmãos que ficaram satisfeitos com a divisão dos bens, o personagem consegue ainda ficar com um camelo, os irmãos aceitam a partilha proposta por Beremiz o que levou a elucidação do problema.

Resposta B) O Narrador possui perfil analítico observo que esse personagem em determinado momento fica a observar Beremiz e o analisa, com curiosidade decide pergunta-lo a respeito dos seus cálculos, e procura saber mais informações sobre ele.

Beremiz possui perfil sociável onde observamos que ele possui uma boa capacidade socialização poderia dizer até que ele seria “amigo de todos”  apresenta característica de quem trabalha bem em equipe e tem dificuldade em dizer não, verificamos isso ao observar que ele aceitou assiduamente o convite do narrador para ir a Bagdá. É o individuo ideal para situações que requerem um toque de diplomacia, isso é evidenciado quando na resolução da partilha da herança dos três irmãos.

O Irmão mais velho tem perfil controlador, isso é evidenciado quando há um forte desejo de controle sobre o outro no caso seus irmãos mais novos, somado a um forte desejo de autocontrole, o irmão mais velho poderia ter cedido um de seus camelos para algum dos irmão para resolver o problema e ainda assim ficaria com a maior parte dos animais no então não o fez, esse personagem apresenta característica de querer “sobressair-se” aos outros, apresenta também característica explicativa onde o mesmo não encontrou dificuldades em partilhar do problema com Beremiz.

Resposta C) Beremiz utilizou de inteligências lógico-matemática, inteligência linguística, inteligência pessoal (intrapessoal e interpessoal), o personagem citado possui uma capacidade lógico-matemática muito avançada onde o mesmo consegue resolver e analisar questões em curtos prazos de tempo conseguindo sempre uma elucidação aceitável do que lhe é proposto. Utiliza também de inteligência linguística apresentando uma capacidade de comunicação muito relevante onde consegue argumentar de forma negocial e explicativa bem clara. Outra inteligência utilizada é a pessoal em suas duas vertentes intrapessoal e interpessoal, no caso da primeira observamos que o personagem utiliza de autoconhecimento, e da identificação das próprias emoções, de suas qualidades, de seus conhecimentos e de suas limitações. Assim foi possível a escolha da melhor conduta e a avaliação prévia das conseqüências dos próprios atos e elucides de problemas. A segunda interpessoal onde ele consegue identificar as intenções do outro no caso dos três irmãos, consegue transmitir empatia para com os outros personagens e obtém ganhos e consegue a manutenção dos relacionamentos. 
Rodrigo da Silva Botelho - 2015

5 Atitudes pela Educação


Essa é uma iniciativa do Todos Pela Educação, um movimento da sociedade brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens Educação Básica de qualidade.
Como as grandes mudanças dependem do engajamento de todos, tanto por ações cotidianas quanto por valores colocados em prática, as 5 Atitudes buscam apoiar e incentivar a população brasileira a acompanhar de perto a Educação e a ajudar crianças e jovens a aprender cada vez mais e por toda a vida.
Os alunos são o foco das 5 Atitudes, mas essa iniciativa visa envolver a família, a escola e a comunidade – atores que participam direta ou indiretamente do dia a dia dessas crianças e jovens – em um processo de corresponsabilização.
Todos somos Educadores. Faça a sua parte! http://www.5atitudes.org.br/

Desenvolvimento Cognitivo

Falar sobre desenvolvimento cognitivo implica antes de tudo, falar sobre cognição. A definição de cognição até hoje não é tão clara quanto deveria, afinal, “qualquer coisa” que esteja relacionada ao cérebro é chamado de cognição.  No entanto, é importante dar nome aos bois antes de falarmos deles.
Uma definição breve e objetiva do termo é:
“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.”
O conceito de cognição, portanto, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a mais tenra infância até os findos anos do envelhecimento. Importante notar que o desenvolvimento está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Este processo acontece em espiral crescente nos dando a noção de avanços no desenvolvimento em contínuo crescimento:
 [DESENVOLVIMENTO –> ADAPTAÇÃO –> APRENDIZAGEM]
Agora sim, podemos falar de desenvolvimento cognitivo que pode ser entendido como:
“Um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida”.
Adquirir conhecimento sobre o mundo ao longo da vida equivale a dizer que estamos sujeitos a adaptação ao meio praticamente o tempo todo. Assim, não é errado dizer que em condições normais, estamos nos desenvolvendo cognitivamente todos os dias enquanto vivermos.
Entrando em terrenos mais remotos, Jean Piaget foi um dos primeiros estudiosos preocupado em estudar as fases do desenvolvimento cognitivo infantil. Seu interesse estava voltado para a investigação de quais habilidades estavam vinculadas em cadaestágio do desenvolvimento. Para determinar essas fases, seus estudos duraram décadas e seus sujeitos de pesquisa foram seus próprios filhos.
Em suma, o interesse de Piaget estava voltado para o estudo de como os organismos se adaptam ao meio, sendo esta adaptação dependente de um “cérebro maduro”. Ou seja, era preciso que o cérebro estivesse pronto, desenvolvido o suficiente para responder às demandas do meio de forma inteligente.
Embora Piaget tenha sido reconhecido pelo seu trabalho, foi também muito criticado por interpretações mal elaboradas de sua teoria. Atualmente temos concepções teóricas mais recentes que complementaram suas ideias e outras que tomaram uma posição mais contrária. Inclusive, uma delas compreende que o desenvolvimento cognitivo não ocorre em fases progressivas, como se B só pudesse ser desenvolvido se A já o estivesse antes.
Essa abordagem mais recente, que pode ser denominada de “Revolução Biológica” considera que, nós humanos nascemos com mais capacidades inatas do que se acreditava no início. Um exemplo que pode ilustrar essa ideia é a do famoso músico Mozart, que aos 4 anos de idade, já era capaz de dominar em 30 minutos sua primeira composição musical. É claro que Mozart foi uma criança-prodígio que aprendia a uma velocidade galopante as composições musicais. No entanto, não podemos desconsiderar essas novas concepções, que hoje têm se dedicado ao estudo da percepção e das habilidades motoras em bebês na tentativa de compreender o funcionamento da mente.
Bem, sem tomar qualquer postura defensiva de um lado ou de outro, o intuito deste post foi o de torná-lo um terreno fértil para uma pergunta fundamental (pelo menos para mim): qual seria a principal questão a ser respondida pelo estudo do desenvolvimento cognitivo?
Arriscaria dizer que os especialistas da área de desenvolvimento cognitivo infantil estão principalmente preocupados com a forma em como os processos relacionados a cognição vão se estruturando em etapas específicas do desenvolvimento. Entretanto, falar sobre cada uma delas dará muito pano para manga. Dou-me por satisfeito e resigno-me à sugestões, ideias, contribuições ou mesmo discussões!
(https://cienciadocerebro.wordpress.com/2012/09/05/o-que-e-desenvolvimento-cognitivo/)