quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Quando a memoria falha


Deu branco! Quem já não passou por essa experiência? Estava tudo na cabeça, mas bastou olhar para a prova e ler a pergunta, a informação fugiu! E quanto àquela resposta que está “na ponta da língua”, mas não sai de jeito nenhum? E pior: basta entregar a prova que a informação aparece, inteirinha, só que na hora errada, em que não é mais necessária?

Essas situações acontecem porque nossa memória pode nos pregar peças, que são chamadas por alguns autores de “pecados da memória”. Nós os conhecemos no dia a dia, mas é importante saber como eles acontecem e, principalmente, como evitá-los. Vamos começar pelos três principais: o bloqueio, a atribuição inadequada e a transiência.

bloqueio acontece quando uma informação é armazenada no cérebro, mas você não consegue acessá-la, ou seja, lembrá-la na hora em que você deseja, principalmente na hora da prova. Ele é conhecido como o efeito “ponta da língua”: você sabe, você viu muitas vezes, está quase conseguindo se lembrar, mas a informação simplesmente escapa. Para aumentar a frustração, a informação reaparece logo que ela não é mais necessária. O bloqueio acontece mais facilmente com lembranças específicas como nomes próprios, datas, locais, e as provas de História e Ciências são mestras em fazê-lo aparecer.

atribuição inadequada é a que causa grandes surpresas na correção da prova. Quando isso acontece, você atribui uma informação a uma fonte diferente e, normalmente, dizemos que “confundimos” as informações. Eu explico: Imagine que você estudou sobre o sistema nervoso, e havia lá duas informações – que neurônios são as células do sistema nervoso e que nervos são feixes formados por dendritos ou axônios, que são as fibras nervosas, revestidos por tecido conjuntivo. Portanto, são duas palavras, com definições diferentes. Na hora da prova, sua memória inverte as explicações e, quando você lê a pergunta “O que são nervos?”, responde “nervos são células do sistema nervoso”. Obviamente a resposta está errada, porque, devido à atribuição inadequada, sua memória confunde as duas e o resultado é desastroso.

transiência é o terceiro pecado da memória. É o simples esquecimento, que acontece quando não utilizamos a informação que recebemos. Para mais informações, leia o artigo “Não seja vítima da transiência”.

Para evitá-los, existe um remédio infalível: fazer revisões frequentes da matéria. Assim que o professor ensinar, chegue em casa e revise as informações. No dia seguinte, faça a mesma coisa. Se forem nomes e datas, faça um cartaz e pregue-o em sua parede. Só não deixe para estudá-lo na véspera da prova, ou correrá o risco de ser atacado por esses vilões.

Portanto, se você quer escapar desses vilões, organize-se! Faça um plano de estudos que permita a você revisar a matéria várias vezes, e use a tecnologia a seu favor. Acredite, o resultado compensa!
Fonte: Lilian Martins Larroca, educaçãoadventista.org.br

Ansiedade e sintomas.


Devemos saber que ansiedade não ajuda ninguém a fazer nada, afinal ficar tenso, nervoso, agressivo não vão melhorar as coisas, as situações as coisa vão acontecer no mesmo tempo então não importará estar ansioso, entenda que ansiedade causa o estrese, verifique que historicamente pessoas mais tranquilas levam com sigo valores que definem resultados concretos para a busca de uma solução à algum problema.
Precisamos meditar a todo o tempo, é necessário mediarmos as questões, ponderar o que podemos fazer ou não, uma atividade de cada vez, evitar situações onde ao fazer determinada coisa estar pensando em outra, se estou trabalhando estou pensado nos filhos, se estou no meio de uma reunião estou pensando em outro problema e assim vai.
Então devemos buscar solucionar um problema de cada vez, afim de conseguir resolver todos ou a sua grande maioria pelo menos, uma dica boa é utilizar da agenda, definir horário para fazer certas atividades, anotar primeiro e depois executar de forma organizada melhora o desempenho esperado para a situação que você pretende resolver.

Faça um planejamento organizado definindo um esquema a ser seguido para cada dia isso o ajudará a resolver a grande maioria de seus problemas e questões diárias, lembre-se que coisas imprevistas podem acontecer e fazer você fugir do seu plano, mais não se decepcione se as coisas não saírem exatamente como planejado, entenda que isso as vezes acontece, busque formas criativas de solucionar esses problemas, Ex. se seu carro furou o pneus vá de bicicleta.
Fonte: (Rodrigo Botelho, 2010 - UEMA).


A seguinte lista de sintomas de ansiedade inclui os mais comuns relatados pelos portadores do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Embora a lista seja bastante abrangente, pode haver sintomas que você sente que não estão listados, já que é um distúrbio que têm mais de 200 sintomas reportados, o que não significa que você está mais doente ou sofrendo de alguma outra coisa. Todos nós somos biologicamente diferentes de várias maneiras e algumas pessoas simplesmente reagem de forma diferente durante a Ansiedade.
•Sensações de sufocamento e falta de ar 
•Coração acelerado, batimento cardíaco lento, palpitações 
•Dor no Peito 
Insônia
•A cor da pele(branqueamento) 
•Sudação
•Agitação ou tremores (visível ou internamente) 
•Dor no pescoço e ombro e dormência na face ou na cabeça
•Rápido esvaziamento gástrico 
•Indigestão, azia, obstipação e diarreia 
•Sintomas de infecção do trato urinário 
•Erupções cutâneas 
•Fraqueza nos braços e formigueiro nas mãos ou pés 
•Choque eléctrico em qualquer parte do corpo 
•Boca seca 
Em casos mais graves, a ansiedade pode estar associada a um ou mais sintomas, tais como: inquietude, fadiga, dificuldade de concentração ou problemas de memória, irritabilidade, tensão muscular, distúrbios no sono ou ainda a outras desordens psiquiátricas.
Fonte: (Vladman.net, 2010).
•Nó na garganta e dificuldade para engolir 
•Medo de morrer ou perder o controle 
•Aumento da depressão e sentimentos suicidas 
•Agressão 
•Sintomas como 'gripe' 
•Visão distorcida 
•Problemas hormonais 
•Sensação de ter uma faixa apertada em volta da cabeça 
•Dor nos olhos e espasmos 
•Agorafobia 
•Alucinações 
•Aumento da sensibilidade à luz, som, tacto e olfacto
•Hiperatividade 
•Dor na face que se assemelha a uma dor de dente
•Despersonalização

Algumas dicas para melhorar seu desempenho



Confira algumas dicas que podem ajudá-lo (a) a obter melhores resultados em seus estudos:
  • Antes de cada aula, veja o assunto que irá estudar. Pergunte a si mesmo o que já sabe sobre o tema. Assim, você poderá identificar suas dúvidas e as partes do conteúdo em que deverá se aprofundar.
  • Procure coisas novas dentro do conteúdo. À medida que for estudando o novo assunto, anote trechos, leia as curiosidades, pesquise novidades sobre o assunto em enciclopédias, revistas, jornais e mesmo na internet. Você estará colaborando com o professor e ativando sua criatividade.
  • Torne seu caderno seu parceiro. Após a leitura de um texto, registre as coisas novas que aprendeu, bem como suas dúvidas e perguntas. Essa é uma forma de você se autoavaliar, de fixar o conteúdo.
  • Faça um esquema, em forma de mapa, do que aprendeu, e coloque quadros com pontos de interrogação nos conteúdos que você ainda não estudou. Isso o ajudará a ter uma visão geral de toda a matéria que está estudando.
  • Participe da aula, comentando suas descobertas e fornecendo ao professor um relatório de suas pesquisas.
 Lembre-se essas dicas podem ser chatas mais fazem muita diferença quando o assunto é melhorar o desempenho em sala de aula, outra coisa, no futuro o conhecimento que você obteve no passado será muito importante.
[Fonte: Livro Ciência Interativa 6º ano.]