Sequência Didática
Frizzo e Marin (apud, BORGES 2012) no dizem
que a criança precisa aprender o mundo, construindo os conceitos de forma
lúdica, interativa e agradável, devendo explorar o ambiente que o cerca e até
tomar conhecimento dos problemas da atualidade, para tomar posição e defender
suas ideias.
Para que sejam transmitidos os conhecimentos acerca das ciências
naturais no ensino fundamental se faz necessário um planejamento esquematizado
como o que segue em sequencia didática.
Competências
·
Ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito das ciências.
·
Utilizar linguagem cientifica adequada a faixa etária dos alunos e
diferentes tipologias textuais.
·
Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em artigos
científicos.
·
Tornar o aluno conhecedor de fatos científicos atuais e observar a
realidade a sua volta.
·
Transformar o aluno em um ser ativo e pensante.
Habilidades:
·
Interpretar artigos e matérias de cunho cientifico destinada ao
ensino fundamental.
·
Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
·
Identificar aspectos relevantes a respeito do assunto estudado.
·
Favorecer a interação do aluno com o meio ambiente e seu meio
social.
·
Ler, e reconhecer, informações acerca das ciências naturais
estudadas.
·
Produzir trabalhos de vários gêneros como, colagem, montagem,
maquetes, estruturas cientificas acerca do tema estudado.
·
Reescrever artigos lidos e ouvidos identificando diferentes possibilidades
a cada um.
·
Participar e produzir experiências cientificas voltadas ao ensino
fundamental.
Conteúdos:
·
Atividades reflexivas para questionarem a respeito do tema
levantado, abordando as diferentes formas do fazer cientifico.
·
Estrutura e funcionamento dos mais diversos assuntos das ciências
naturais, segmentação dos temas, linguagem cientifica, adequação, utilização
das funções cientificas identificadas em nosso meio.
·
Produção de diversos trabalhos científicos.
Pontos de
contato: Ciências Naturais.
Plano de Aula
Tema
A água no
planeta Terra
Conteúdo
O planeta água.
A água e
sua utilização.
Importância
da água.
Metodologia
Apresentação
e exploração do assunto a ser estudado.
Aula em
slide, data show.
Apresentação
de vídeo sobre a importância da água e a necessidade de preserva-la.
Materiais Didáticos
Humano,
conteúdo, água, data show, vídeo, quadro.
Avaliação
Observação
Participação
Trabalho de
produção individual escrita e em grupo.
Produtos esperados
Que os
alunos tenham adquirido conhecimento acerca da agua no planeta Terra, sua
importância para a sobrevivência e a necessidade de preserva-la.
RODRIGO DA SILVA BOTELHO - 2014.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS - CESBA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET