terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sequência didática para o ensino de ciências naturais no ensino fundamental


Sequência Didática

Frizzo e Marin (apud, BORGES 2012) no dizem que a criança precisa aprender o mundo, construindo os conceitos de forma lúdica, interativa e agradável, devendo explorar o ambiente que o cerca e até tomar conhecimento dos problemas da atualidade, para tomar posição e defender suas ideias.

Para que sejam transmitidos os conhecimentos acerca das ciências naturais no ensino fundamental se faz necessário um planejamento esquematizado como o que segue em sequencia didática.

Competências

·         Ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito das ciências.
·         Utilizar linguagem cientifica adequada a faixa etária dos alunos e diferentes tipologias textuais.
·         Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em artigos científicos.
·         Tornar o aluno conhecedor de fatos científicos atuais e observar a realidade a sua volta.
·         Transformar o aluno em um ser ativo e pensante.

Habilidades:

·         Interpretar artigos e matérias de cunho cientifico destinada ao ensino fundamental.
·         Expressar-se oralmente com clareza e objetividade.
·         Identificar aspectos relevantes a respeito do assunto estudado.
·         Favorecer a interação do aluno com o meio ambiente e seu meio social.
·         Ler, e reconhecer, informações acerca das ciências naturais estudadas.
·         Produzir trabalhos de vários gêneros como, colagem, montagem, maquetes, estruturas cientificas acerca do tema estudado.
·         Reescrever artigos lidos e ouvidos identificando diferentes possibilidades a cada um.
·         Participar e produzir experiências cientificas voltadas ao ensino fundamental.

Conteúdos:

·         Atividades reflexivas para questionarem a respeito do tema levantado, abordando as diferentes formas do fazer cientifico.
·         Estrutura e funcionamento dos mais diversos assuntos das ciências naturais, segmentação dos temas, linguagem cientifica, adequação, utilização das funções cientificas identificadas em nosso meio.
·         Produção de diversos trabalhos científicos.

Pontos de contato: Ciências Naturais.

Plano de Aula

Tema

A água no planeta Terra

Conteúdo
O planeta água.
A água e sua utilização.
Importância da água.

Metodologia
Apresentação e exploração do assunto a ser estudado.
Aula em slide, data show.
Apresentação de vídeo sobre a importância da água e a necessidade de preserva-la.

Materiais Didáticos
Humano, conteúdo, água, data show, vídeo, quadro.

Avaliação
Observação
Participação
Trabalho de produção individual escrita e em grupo.

Produtos esperados
Que os alunos tenham adquirido conhecimento acerca da agua no planeta Terra, sua importância para a sobrevivência e a necessidade de preserva-la.

RODRIGO DA SILVA BOTELHO - 2014.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS - CESBA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO – UEMANET