sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ensaio Acadêmico, você sabe o que é?

ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS (ENSAIOS) ACADÊMICOS


Tipos de ensaio:
1-     Empírico- faz coleta de dados, estima modelos e faz inferências estatísticas a partir de levantamentos de dados. Há também aqui os experimentos e desenvolvimentos (teóricos), com forte conotação empírica, ou seja, inferências (teóricas) oriundas dos dados e não da lógica
2-     Teórico- são os desenvolvimentos de teorias, tratamentos abstratos, modelos e padrões. Discutem validade e aplicabilidade de teorias, pressupostos, nível de abstração, metodologias, problemas de adequação, etc. Sua principal característica, ainda que não seja única, é a estrutura lógica embutida, a dialética entrelaçada do texto e a filosofia implícita
3-     Analítico- são produções rigorosas, em geral, com uma forte posição ideológica latente ou não mencionada, a qual não raro induz o leitor a pensar que tudo o autor diz é inteiramente verdade
4-     Descritivo ou histórico- casos narrativos em que se tomam alguns dados, modelos, comportamento ou outro elemento e se discute sobre eles.

Como iniciar o escrito de um ensaio?
Munido dos textos básicos e/ou fichas, resumos, resenhas sobre a temática a ser abordada, além de dicionário, estabeleça mentalmente (e depois no papel) o que pretende escrever, a quem se destina o que quer dizer, como gostaria de tratar o problema naquele espaço textual, que brechas visualiza e cujo teor seria relevante (istoé, identificação do problema na problemática), e qual o grau de profundidade e abrangência do que tem a ser dito.

Como e por onde começar:
Algumas perguntas que devem ser feitas a si mesmo antes de escrever sobre um tema:
·        O que eu conheço deste assunto?
§         Meu conhecimento vai além do lugar-comum ou todos só sabem o que eu sei sobre isso?
·        O que eu teria de novo para dizer sobre isto?
§         Para que ou para quem estou escrevendo?
§         Qual o objetivo deste trabalho escrito?
§         Que “tom” deverei dar ao trabalho?
§         Que pontos considero fundamentais, a partir dos objetivos estabelecidos, da temática, dos possíveis leitores?
§         Como poderei expor e articular tais pontos, de forma a construir um texto inteligível e instigante?

Escrevendo o texto:
§         Escreva tudo que lhe venha à mente sobre o tema.
§         Liste as palavras, termos, idéias que gostaria que estivessem contidas no ensaio
§         Se possível, vá estabelecendo o roteiro, ou o desenvolvimento do ensaio
§         Vá relendo e sempre acrescentando pontos que ficaram de fora
§         Refaça quantas vezes forem necessárias, reorganizando, agrupando os tópicos que devam ser tratados conjuntamente, de acordo com os critérios que estabelecer como mais pertinentes: cronologia, relações teóricas, conexões de qualquer ordem
§         À medida que for reestruturando, vá priorizando os assuntos, hipóteses, alternativas de trabalho, dados, sugestões, fatos, citações, datas, figuras, tabelas, referências, enfim, tudo o que possa contribuir para o desdobramento do texto em escrita.
§         Em seguida, comece a escrever o contexto da problemática escolhida e o que constitui o problema de que vai tratar.
§         Informe ao leitor da importância do problema, a quem atinge, o que causa, suas conseqüências, como o estão identificando, que apanágios e ideologias têm sido utilizados para encobri-lo, entre outros aspectos.
§         Diga ao leitor a maneira como irá abordá-lo e o porquê da escolha dessa abordagem.

Sugestão de roteiro:
§         Identifique claramente suas idéias
§         Escreva apenas uma idéia em cada frase. Use frases curtas, diretas e objetivas
§         Estabeleça com clareza o ponto (idéia mestra ou diretriz) que vai defender
§         Evite colocar sentimentos e quaisquer outros elementos que tornem o texto muito pessoal
§         Faça um encadeamento lógico de seu raciocínio
§         Faça com que seu texto convirja para os pontos que mencionou
§         Conclua o que estabeleceu com argumentos, dados e informações que usou
§         Se achar estritamente necessário, ornamente algumas frases, ou use apostos, mas mantenha o conteúdo com coerência, clareza e objetividade
§         Tenha sempre em mente que o estilo é todo seu, mas a lógica é universal
§         Ao longo do texto, mantenha uniformidade nos tempos dos verbos, nos tamanhos das frases, na forma de abordar e colocar as idéias e
§         Em nenhum texto científico use gírias sob qualquer pretexto. Você, naturalmente, poderá citá-las, mas não deverá fazer uso delas.
§         Naturalmente, de acordo com o tom escolhido ou seu estilo, você poderá tornar o texto irônico, difícil, panfletário, cheio de analogias, de palalelismos, de ênfases no não-convencional e assim por diante. Essa troca de ordem do que é ortodoxo pode dar mais vida ao seu texto do que você efetivamente pode perceber.
§         Para cada parágrafo, desenvolva uma seqüência de idéias correlacionadas e logicamente estruturada. Procure ordenar (ascendente ou descendentemente) as idéias mais importantes. Junte todas as idéias necessárias e menos importantes que estejam soltas. Coloque sempre na primeira frase do parágrafo a idéia mestra da qual as outras são seqüências. Procure dar consistência ao texto observando a seqüência de pensamentos, a cronologia, o nível de abstração e a dificuldade de se trabalhar com termos e/ou expressões novas para o leitor que não conhece o assunto. Evite pesar muito o texto 


Delineando a problemática e o problema:
Segundo Carmo-Neto(1996), a problemática é o contexto em que o problema será estudado, o ambiente em que se desenvolve ou se desencadeia e problema é o foco descrito pelo teor da problemática, o cerne da questão a ser estudada. Ou seja, o problema é o objeto e a problemática o suporte ou amparo de objeto.
A problemática coloca o problema formulado dentro de seu devido contexto. Numa mesma problemática, poderão ser levantados ou abordados diversos problemas, mas é importante que seja identificado aquele ou aqueles que será (ou serão) enfocado(s) no ensaio em elaboração.
Após a descrição ou a caracterização da problemática, que geralmente constitui a própria introdução do texto, deve-se delimitar o foco central da discussão, o objeto do estudo, o problema a ser resolvido ou simplesmente discutido.

Justificando a escolha

A justificativa, segundo Carmo-Neto(op. cit.), expressa a razão da existência do ensaio, para que ele foi escrito. É a justificativa do autor – “porque gosta do tema, porque o professor pediu que ele fizesse o trabalho, porque é um ensaio sem propósito determinado, porque é apenas para aprender a fazer monografia, e assim por diante”. A justificativa da relevância do ensaio representa quanto o autor percebe de implicações de seu trabalho entre os demais existentes.

Como todo e qualquer texto dissertativo, o ensaio constatará de:
Introdução - que poderá englobar a caracterização da problemática, a justificativa e a delimitação do problema ou foco básico.
Desenvolvimento - quando ocorre a discussão em torno do problema, utilizando-se para isso o suporte teórico, articulando as discussões dos autores lidos com os seus próprios “achados” e
Conclusão - ou considerações finais, enfim, as reflexões mais importantes que a discussão suscitou no(a) autor(a) do texto, podendo envolver algumas proposições.


CARMO - NETO, Dionísio. Metodologia Científica para principiantes. 3a ed. Salvador: American World University Press, 1996.

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