ALGUMAS
ORIENTAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS (ENSAIOS) ACADÊMICOS
Tipos de
ensaio:
1- Empírico- faz
coleta de dados, estima modelos e faz inferências estatísticas a partir de
levantamentos de dados. Há também aqui os experimentos e desenvolvimentos (teóricos),
com forte conotação empírica, ou seja, inferências (teóricas) oriundas dos
dados e não da lógica
2- Teórico- são
os desenvolvimentos de teorias, tratamentos abstratos, modelos e padrões.
Discutem validade e aplicabilidade de teorias, pressupostos, nível de
abstração, metodologias, problemas de adequação, etc. Sua principal
característica, ainda que não seja única, é a estrutura lógica embutida, a
dialética entrelaçada do texto e a filosofia implícita
3- Analítico- são
produções rigorosas, em geral, com uma forte posição ideológica latente ou não
mencionada, a qual não raro induz o leitor a pensar que tudo o autor diz é
inteiramente verdade
4- Descritivo ou
histórico- casos narrativos em que se tomam alguns dados, modelos,
comportamento ou outro elemento e se discute sobre eles.
Como iniciar o
escrito de um ensaio?
Munido dos
textos básicos e/ou fichas, resumos, resenhas sobre a temática a ser abordada,
além de dicionário, estabeleça mentalmente (e depois no papel) o que pretende
escrever, a quem se destina o que quer dizer, como gostaria de tratar o
problema naquele espaço textual, que brechas visualiza e cujo teor seria
relevante (istoé, identificação do problema na problemática), e qual o grau de
profundidade e abrangência do que tem a ser dito.
Como e por
onde começar:
Algumas
perguntas que devem ser feitas a si mesmo antes de escrever sobre um tema:
·
O que eu conheço deste assunto?
§
Meu conhecimento vai além do lugar-comum ou todos só sabem o
que eu sei sobre isso?
·
O que eu teria de novo para dizer sobre isto?
§
Para que ou para quem estou escrevendo?
§
Qual o objetivo deste trabalho escrito?
§
Que “tom” deverei dar ao trabalho?
§
Que pontos considero fundamentais, a partir dos objetivos
estabelecidos, da temática, dos possíveis leitores?
§
Como poderei expor e articular tais pontos, de forma a
construir um texto inteligível e instigante?
Escrevendo o
texto:
§
Escreva tudo que lhe venha à mente sobre o tema.
§
Liste as palavras, termos, idéias que gostaria que
estivessem contidas no ensaio
§
Se possível, vá estabelecendo o roteiro, ou o
desenvolvimento do ensaio
§
Vá relendo e sempre acrescentando pontos que ficaram de fora
§
Refaça quantas vezes forem necessárias, reorganizando,
agrupando os tópicos que devam ser tratados conjuntamente, de acordo com os
critérios que estabelecer como mais pertinentes: cronologia, relações teóricas,
conexões de qualquer ordem
§
À medida que for reestruturando, vá priorizando os assuntos,
hipóteses, alternativas de trabalho, dados, sugestões, fatos, citações, datas,
figuras, tabelas, referências, enfim, tudo o que possa contribuir para o
desdobramento do texto em escrita.
§
Em seguida, comece a escrever o contexto da problemática
escolhida e o que constitui o problema de que vai tratar.
§
Informe ao leitor da importância do problema, a quem atinge,
o que causa, suas conseqüências, como o estão identificando, que apanágios e
ideologias têm sido utilizados para encobri-lo, entre outros aspectos.
§
Diga ao leitor a maneira como irá abordá-lo e o porquê da
escolha dessa abordagem.
Sugestão de
roteiro:
§
Identifique claramente suas idéias
§
Escreva apenas uma idéia em cada frase. Use frases curtas,
diretas e objetivas
§
Estabeleça com clareza o ponto (idéia mestra ou diretriz)
que vai defender
§
Evite colocar sentimentos e quaisquer outros elementos que
tornem o texto muito pessoal
§
Faça um encadeamento lógico de seu raciocínio
§
Faça com que seu texto convirja para os pontos que mencionou
§
Conclua o que estabeleceu com argumentos, dados e
informações que usou
§
Se achar estritamente necessário, ornamente algumas frases,
ou use apostos, mas mantenha o conteúdo com coerência, clareza e objetividade
§
Tenha sempre em mente que o estilo é todo seu, mas a lógica
é universal
§
Ao longo do texto, mantenha uniformidade nos tempos dos
verbos, nos tamanhos das frases, na forma de abordar e colocar as idéias e
§
Em nenhum texto científico use gírias sob qualquer pretexto.
Você, naturalmente, poderá citá-las, mas não deverá fazer uso delas.
§
Naturalmente, de acordo com o tom escolhido ou seu estilo,
você poderá tornar o texto irônico, difícil, panfletário, cheio de analogias,
de palalelismos, de ênfases no não-convencional e assim por diante. Essa troca
de ordem do que é ortodoxo pode dar mais vida ao seu texto do que você
efetivamente pode perceber.
§
Para cada parágrafo, desenvolva uma seqüência de idéias
correlacionadas e logicamente estruturada. Procure ordenar (ascendente ou
descendentemente) as idéias mais importantes. Junte todas as idéias necessárias
e menos importantes que estejam soltas. Coloque sempre na primeira frase do
parágrafo a idéia mestra da qual as outras são seqüências. Procure dar
consistência ao texto observando a seqüência de pensamentos, a cronologia, o
nível de abstração e a dificuldade de se trabalhar com termos e/ou expressões
novas para o leitor que não conhece o assunto. Evite pesar muito o texto
Delineando a
problemática e o problema:
Segundo
Carmo-Neto(1996), a problemática é o
contexto em que o problema será estudado, o ambiente em que se desenvolve ou se
desencadeia e problema é o foco
descrito pelo teor da problemática, o cerne da questão a ser estudada. Ou seja,
o problema é o objeto e a problemática o suporte ou amparo de objeto.
A problemática
coloca o problema formulado dentro de seu devido contexto. Numa mesma
problemática, poderão ser levantados ou abordados diversos problemas, mas é
importante que seja identificado aquele ou aqueles que será (ou serão)
enfocado(s) no ensaio em elaboração.
Após a
descrição ou a caracterização da problemática, que geralmente constitui a
própria introdução do texto, deve-se delimitar o foco central da discussão, o
objeto do estudo, o problema a ser resolvido ou simplesmente discutido.
Justificando a escolha
A
justificativa, segundo Carmo-Neto(op. cit.), expressa a razão da existência do
ensaio, para que ele foi escrito. É a justificativa do autor – “porque gosta do
tema, porque o professor pediu que ele fizesse o trabalho, porque é um ensaio
sem propósito determinado, porque é apenas para aprender a fazer monografia, e
assim por diante”. A justificativa da relevância do ensaio representa quanto o
autor percebe de implicações de seu trabalho entre os demais existentes.
Como todo e
qualquer texto dissertativo, o ensaio constatará de:
Introdução - que poderá englobar a caracterização
da problemática, a justificativa e a delimitação do problema ou foco básico.
Desenvolvimento - quando ocorre a discussão em torno
do problema, utilizando-se para isso o suporte teórico, articulando as
discussões dos autores lidos com os seus próprios “achados” e
Conclusão - ou considerações finais, enfim, as
reflexões mais importantes que a discussão suscitou no(a) autor(a) do texto,
podendo envolver algumas proposições.
CARMO
- NETO, Dionísio. Metodologia Científica
para principiantes. 3a ed. Salvador: American World University
Press, 1996.
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