QUESTIONÁRIO
II – MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS
·
O BRASIL
POSSUI UM APARATO LEGAL QUE BUSCA ASSEGURAR OS DIREITOS DE TODOS OS INDIVÍDUOS
RESIDENTES NO TERRITÓRIO NACIONAL. NO ENTANTO, O TEMA DIREITOS É AINDA BASTANTE
CONTROVERSO, ESPECIALMENTE NA SOCIEDADE NEOLIBERAL, MARCADA PELA DIVERSIDADE E
PELA DESIGUALDADE. ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO, SE PODE INFERIR QUE OS
DIREITOS, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DIREITOS HUMANOS, TÊM SUA ORIGEM NAS LUTAS
BURGUESAS, COM A REVOLUÇÃO FRANCESA, CONSIDERADA O MARCO CRONOLÓGICO DESSES DIREITOS.A
REVOLUÇÃO FRANCESA É UM MARCO PARA O ADVENTO DO CAPITALISMO. ELA REPRESENTA A
LUTA DA BURGUESIA PELA LIBERDADE, NO SENTIDO EXCLUSIVO DE COMPRAR E VENDER
PRODUTOS COM MAIS LIBERDADE.A LIBERDADE DEFENDIDA PELOS BURGUESES NÃO ERA PARA
TODA A SOCIEDADE, E SIM LIMITADA AOS CONSIDERADOS CIDADÃOS. OS DIREITOS DESSA
ÉPOCA FAZEM PARTE DA PRIMEIRA GERAÇÃO DE DIREITOS E FICARAM CONHECIDOS COMO:
Resposta Marcada :
direitos individuais
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
DENTRE OS
DIREITOS DECLARADOS NA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHOPOSTERIOR À
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, PODEMOS DESTACAR EXCETO:
Resposta Marcada :
participação nos lucros
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
SOBRE OS
CONCEITOS DE UNIVERSALISMO, RELATIVISMO E MULTICULTURALISMO, LEIA AS ASSERTIVAS
ABAIXO:
I. COM A UNIVERSALIZAÇÃO
BUSCOU-SE PROTEGER O INDIVÍDUO SIMPLESMENTE POR SER UM SER HUMANO, INDEPENDE DE
SEU PAÍS, DE SUA CULTURA. APENAS A CONDIÇÃO DE SER HUMANO É QUE INTERESSA AO
UNIVERSALISMO CULTURAL;
II. O MULTICULTURALISMO
APOSTA NA MANUTENÇÃO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS, PRESERVANDO AS IDENTIDADES E A
DIVERSIDADE DAS INÚMERAS SOCIEDADES EXISTENTES;
III. O RELATIVISMO
CULTURAL É PRÉ-CONDIÇÃO DE UMA RELAÇÃO EQUILIBRADA E MUTUAMENTE POTENCIADORA
ENTRE A COMPETÊNCIA GLOBAL E A LEGITIMIDADE LOCAL, QUE CONSTITUEM OS DOIS
ATRIBUTOS DE UMA POLÍTICA CONTRA-HEGEMÔNICA DE DIREITOS HUMANOS NO NOSSO TEMPO.
ESTÁ CORRETO O QUE DIZ EM:
Resposta Marcada :
apenas I está correta
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
LEIA AS
AFIRMATIVAS ABAIXO, RELACIONANDO-AS;
“A LINGUAGEM CONSTITUI UM
SISTEMA SIMBÓLICO, SENDO O SER HUMANO O ÚNICO ANIMAL CAPAZ DE PRODUZIR SÍMBOLOS
E, POR ISSO, CULTURA. ”
“DESSE MODO, DEVIDO AO
AMPLO UNIVERSO DA LINGUAGEM, O APARATO CULTURAL É FORMADO TANTO POR ELEMENTOS
TANGÍVEIS, QUE SÃO MATERIAIS (CASO DAS MÁQUINAS, GALPÕES, AUTOMÓVEIS,
GELADEIRAS, ENTRE TANTOS OUTROS QUE FAZEM PARTE DA VIDA MATERIAL DE UMA
SOCIEDADE), QUANTO INTANGÍVEIS, OU SEJA, IMATERIAIS E ABSTRATOS (COMO O PRÓPRIO
SISTEMA SIMBÓLICO DE UMA SOCIEDADE, A ARTE E OS SISTEMAS DE VALORES, ENTRE
OUTROS). ”
Resposta Marcada :
as duas afirmativas são verdadeiras e estabelecem
relação entre si.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
A DECLARAÇÃO
UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS REVELA QUE SEUS IDEALIZADORES IDENTIFICARAM QUE
A EDUCAÇÃO NÃO É NEUTRA. O ART. 26 DESTACA QUE A EDUCAÇÃO TEM OBJETIVOS
POLÍTICOS INEVITÁVEIS, MAS IGNORA CONCEITOS IDEOLOGICAMENTE RÍGIDOS, SUBSTITUINDO-OS
POR DIVERSAS METAS POSITIVAS (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL, 2018). O
TEXTO DO ART. 26 DETERMINA QUE O DIREITO À EDUCAÇÃO DEVE SE VINCULAR A TRÊS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS. SÃO ELES, EXCETO:
Resposta Marcada :
direito à saúde, bem-estar social e segurança
política
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
OS
POSICIONAMENTOS DA UNESCO E DO BRASIL EVIDENCIAM QUE OS DIREITOS CULTURAIS SÃO
CADA VEZ MAIS RECONHECIDOS COMO PARTE DA NOVA GERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, BEM
COMO DOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS. ASSIM, É IMPORTANTE CONHECER O SENTIDO DE
CULTURA E DIVERSIDADE COMO EXPRESSÃO DE CIDADANIA E RESPEITO PELO DIFERENTE;
ESSES CONCEITOS SÃO ASSOCIADOS E DEFINEM AS RELAÇÕES SOCIAIS NA
CONTEMPORANEIDADE.
PARA SODRÉ (2012), CULTURA
PODE SER DEFINIDA COMO:
Resposta Marcada :
a totalidade das manifestações e formas de vida que
caracterizam um povo
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
PARA SODRÉ
(2012)DIVERSIDADE É:
Resposta Marcada :
o reconhecimento do diferente, ou seja, o
reconhecimento da cultura do outro
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
PARA
ANALISAR AS RELAÇÕES DO ESTADO COM AS DIMENSÕES DA CIDADANIA, LEIA AS
ASSERTIVAS ABAIXO, COLOCANDO V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:
( ) OS DIREITOS SOCIAIS
INCLUEM O DIREITO DE IR E VIR, ESCOLHER O TRABALHO, MANIFESTAR O PENSAMENTO,
ORGANIZAR-SE, TER RESPEITADA A INVIOLABILIDADE DO LAR E DA CORRESPONDÊNCIA, NÃO
SER PRESO A NÃO SER POR AUTORIDADE COMPETENTE E DE ACORDO COM A LEI E NÃO SER CONDENADO
SEM PROCESSO REGULAR;
( ) OS DIREITOS
POLÍTICOS DIZEM RESPEITO À PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NO GOVERNO DA SOCIEDADE, OU
SEJA, TEM COMO PONTO PRINCIPAL O DIREITO AO VOTO;
( ) OS DIREITOS
CIVIS ENFATIZAM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA RIQUEZA COLETIVA. INCLUEM O DIREITO
À EDUCAÇÃO, AO TRABALHO, AO SALÁRIO JUSTO, À SAÚDE, À APOSENTADORIA.
Resposta Marcada :
F; V; F.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
SÃO PRÁTICAS
QUE AUXILIAM A MULTICULTURALIZAR A ESCOLA, EXCETO:
Resposta Marcada :
conhecer a comunidade onde a escola está situada e
de onde provêm os alunos não é importante para se criar um currículo pedagógico
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
·
O PENSAMENTO
CRÍTICO SOBRE AS RELAÇÕES INTERÉTNICAS E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL REFLETEM
POSITIVAMENTE NA REDUÇÃO DO PRECONCEITO EM RELAÇÃO AOS OUTROS. EM
CONTRAPARTIDA, AQUELES ESTUDANTES QUE APRESENTAM PENSAMENTO MAIS RASO ACERCA
DESSAS QUESTÕES, EM GERAL, SÃO TAMBÉM MAIS PRECONCEITUOSOS. ALGUMAS FERRAMENTAS
QUE PODEM AJUDAR A REDUZIR, LIDAR OU, ATÉ MESMO, ELIMINAR O PRECONCEITO SÃO:
I. TRABALHAR COM IMAGENS
DE CRIANÇAS DE DIVERSOS GRUPOS CULTURAIS E ÉTNICOS — POR MEIO DA SELEÇÃO DE
TEXTOS E HISTÓRIAS PARA OS ALUNOS TAMBÉM REFLETIRAM ESSA DIVERSIDADE
MULTICULTURAL;
II. PRIORIZAR MATERIAIS
DIDÁTICOS QUE VALORIZEM E DISSERTEM ACERCA DO ENTENDIMENTO CULTURAL E ÉTNICO —
POR MEIO DO USO DE DRAMATIZAÇÃO PARA ILUSTRAR PAPÉIS E FAMÍLIAS NÃO
ESTEREOTIPADOS DE DIVERSAS ORIGENS;
III. AJUDAR OS ESTUDANTES
A DESCONSTRUIR AS IDEIAS ESTEREOTIPADAS QUE TÊM DE DETERMINADAS CULTURAS — POR
MEIO DA CRIAÇÃO DE UMA REGRA RÍGIDA E CLARA NA QUAL NÃO SERÃO TOLERADAS NENHUMA
BRINCADEIRA DE MAU GOSTO OU EXCLUSÃO DE QUALQUER ESTUDANTE DEVIDO À SUA
ETNIA;
IV. CONVERSAR COM OS PAIS
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA SOCIEDADE — POR MEIO DA AJUDA
NA COMPREENSÃO DAS ORIGENS DOS PRECONCEITOS E DAS IDEIAS ESTEREOTIPADAS PARA
QUE ELES TAMBÉM POSSAM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL EM SEUS DOMICÍLIOS.
ESTÁ CORRETO O QUE DIZ EM:
Resposta Marcada :
I, II, III e IV estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Total20 / 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário